Saturday, August 11, 2007

Projeto Inglaterra 2007 - depoimento

Desejo partilhar detalhadamente este primeiro trabalho a longa distância, e que distância! Afinal 12h não são 12 minutos.

Deus tocou no meu coração no início deste ano para participar deste projeto para Inglaterra, na cidade de Londres, nos períodos de 02 – 27 de julho, pela Missão Transcultural Etnia.

Deus providenciou todas as coisas para mim, inclusive o restante do dinheiro do projeto que precisava para efetuar o depósito. Até um dia antes da data combinada não possuía os R$ 1.500,00, mas Deus providenciou naquela noite de domingo, no culto, por meio das ofertas da igreja. Louvado seja Deus! Mas este tempo foi crucial para que eu pudesse aprender a confiar plenamente naquele que me chamou. Senti verdadeiramente uma infinita paz, porque confiava Nele e sabia que iria experimentar um milagre. E não foi diferente. Embora o tempo tivesse esgotando não murmurava, mas agradecia pelo que não existia e imaginava a forma pelo qual o dinheiro iria surgir...

Não sabia que minha primeira viagem de avião seria para tão longe e por meio de um trabalho missionário a curto prazo.

Passei pelo transtorno que ultimamente os passageiros que estão no Brasil enfrentam. Devido ao mal tempo na cidade de SP, minha viagem foi cancelada e só pude viajar no outro dia. Mas estávamos totalmente esgotado, embora a empresa do transporte aéreo tivesse nos locado pela manhã para um hotel de 5 estrelas no interior de São Paulo, em Mogi das Cruzes. Esta foi a primeira vez que vi um campo de golfe.

Sinceramente, não me senti bem na ida , naquele banco desconfortável e o corpo com o reflexo da noite mal dormida no aeroporto.Houve um choque de fuso horário – hehehe! Meu corpo sentia a noite, mas quando abria a janela do avião estava um lindo sol irradiando sobre as nuvens. A coisa é magnífica! Celeste!
Verdadeiramente, agora eu sei, porque vi, que o sol está sempre brilhando acima das “nuvens negras” de nossas vidas.

Como se não bastasse as 12h de avião, ainda tivemos um longo percurso de quase 2h para chegar no local onde estaríamos hospedados e trabalhando.

A primeira pessoa que conheci foi o Alberto, esposo da Miss. Ivonete, foi com eles que morei este tempo e tentei aprender algumas frases em um dos dialetos da tribo dele de Guiné-Bissau. Mas já esqueci...rs

IGREJA ALL SAINTS

Ficamos por quase duas semanas trabalhando com a Igreja Anglicana All Saints.Ela fica localizada em uma das partes mais “posh”(chic) de Londres. As pessoas têm um alto poder aquisitivo. Ali conhecemos os pastores, Paul, Samuel, Steve com que tivemos um tempo de estudo chamado Life Shapes todas as manhãs. Além disto, conhecemos pessoas agradáveis que nos ajudaram a “ desenferrujar” nosso simplório inglês em tempos de conversação e nos trabalhos sociais. Sim, pois dificilmente um inglês dirá que sua pronúncia e discurso são bons.

Por falar em trabalhos... ajudamos a igreja na distribuição de alimentos e roupas para moradores de rua no centro de Londres. Pude evangelizar duas pessoas nesta ocasião. Ali os moradores são chics pois falam inglês, polonês, sueco... rs... brincadeira!
Infelizmente, aquelas pessoas estão nas ruas porque não querem ter compromisso com trabalho e suas obrigações com o governo, outros casos são imigrantes que vão tentar uma vida nova e acabam perdidos pois nem se quer sabem falar inglês, outros porque são viciados ou mochileiros. E eles ainda são beneficiados , pois o governo providencia alimentos, lugar para tomarem banho e ainda deposita uma quantia todo mês na conta de todos os nativos ou pessoas legais. Além disto, existe a possibilidade de terem uma casa pois, o governo possui várias residências que são doadas para pessoas que comprovam falta de recursos suficientes. Enfim, uma realidade completamente diferente a do nosso país, que de fato, os moradores de ruas são doentes, miseráveis e sem apoio governamental.
Também, ajudamos na preparação de materiais para a EBF que acontecerá em Agosto; na interação social com as crianças e idosos. Estes eram o nosso momento de oportunidade de compartilhar a fé, testemunhos e louvor a Deus para as famílias não- cristãs , bem como, os idosos desta categoria também.

IGREJA WESLEYANA HOLINESS

Após aquele período fomos apoiar o trabalho evangelístico, por uma semana, desta igreja carismática dirigida pelos pastores Parris (jamaicano) e Getúlio ( brasileiro). Esta igreja é localizada em um bairro mais humilde e de muitos imigrantes. Foi uma experiência interessante poder viajar com pessoas indianas, árabes, afro-europeus, orientais... além de presenciar algo que só via na TV, muitas mulheres mulçumanas usando burca, inclusive crianças.

Nesta semana tivemos novamente contato com idosos, mas neste caso de imigrantes africanos. Também compartilhamos uma Palavra e Louvor. Conversamos, almoçamos e tomamos chá com eles. É cultura britânica valorizar os idosos.

O grupo saiu para evangelizar nas ruas entregando folhetos nas casas da redondeza e para as pessoas que passavam. Tivemos dois finais de semana de evangelismo de praça. A igreja dispõe de um espaço no qual pode ser realizado um louvor de praça. Neste momento o grupo saía para entregar folhetos personalizados para as pessoas.No segundo trabalho deste porte, ao grupo do Brasil que realizou. Este foi um momento marcante para mim, pois participei do momento de louvor e nos louvores sentia que deveria falar alguma coisa . Houve algumas relutâncias no meu interior; sentimentos de vergonha por causa da língua, das leis se poderia ou não falar algo em público... enfim, mas pela ousadia do Senhor pedi para a ministra cantar uma das músicas dela, Jesus is Salvation. Quando ela terminou comecei a ministrar sobre uma vida de relacionamento profundo com um Deus que nos chama para isto e não para a religiosidade.
Senti muita alegria porque o Senhor me moveu para isto em momento em q eu haviam mulçumanos parados nos semáforos, indianos comerciantes foras de suas lojas e outras pessoas também. Creio que a semente foi lançada, o crescimento quem vai dar é o Senhor , segundo a Sua vontade.

RESULTADO DA EXPERIÊNCIA

Infelizmente, o povo britânico cristão não tem uma inicitiva evangelística, o que dizer da confrontadora. E as pessoas acabam se adequando ao modo de vida e "leis' de boas maneiras, isto é, é melhor não falar para não trazer incomodação. Continuam frios na fé, sem motivação. Ausência de algo sempre novo em suas vidas. De fato é preciso um furacão espiritual para despertá-lo e levá-lo a um evangelismo mais objetivo, mesmo sendo relacional
Aquela cultura é muito culta, histórica e reservada, Por isso, há uma certa dificuldade das pessoas receberem algo que é por fé.
Aprendi que eu preciso ter a visão de Deus. Ser como Cristo é, simples, o evangelho é simples, mas poderoso. Temos uma forte tendência a esperar coisas grandiosas, tipo, um trabalho missionário extraordinário, vidas se convertendo, pregações e coisas do gênero. E o que aconteceu foi nada disso, a não ser meras ações que demonstram o amor de Deus. Foi uma questão de doação de tempo em que não se pode esperar uma recompensa imediata, uma reação imediata e sim a longo prazo. É um fruto cujo cuja é a um tempo indeterminado pelo homem.

Aprendi que ser comissionado é simplesmente estar responsável por uma determinada situação, pessoa(s), momento, regiões... enfim, para grandes ou pequenas coisas, visíveis ou invisíveis. Fazer missão, é receber uma missão para um fim, que Deus só precisa de um coração liberado e disposto. O resto não é preciso se preocupar porque os processos e os resultados sempre ficam por conta Dele.
Beijos e até a próxima...
Lily

2 comments:

Unknown said...

Liliana, acabei de ler seu relatorio e fico feliz pelo mesmo, prepara-te a proxima e a Africa... Getulio

Wesley Cunha said...

Que bom que você gostou, hehehe!