Sunday, May 31, 2009

Bah! Guris! Queres novidades Trilegais??


Olá, queridos!!
Ufa!! O que escrever?  Têm tantas coisas para compartilhar. Acredito que a maioria já recebeu meu e-mail assim que pisei em  terras gaúchas dando notícias minhas.
Neste momento em que escrevo é dia e está um lindo sol brilhando lá fora misturado ao vento frio que vem até nós para anunciar que o inverno daqui a pouco chega. E já estamos temendo este inverno, que para os cariocas é  uma experiência jamais vivida no RJ!


Completa dia 7 um mês que chegamos aqui e percebemos como o tempo passa rápido! Nossas primeiras semanas tem sido de adaptação ao local, ao bairro, a cidade e às pessoas. Temos aprendido na marra a andar de ônibus e chegar nos locais pois parece que as pessoas aqui não sabem ou não gostam de dar informações—mania de todo carioca ficar perguntando ao cobrador como chegar... Rsrs


Quanto ao clima.... Durante o dia faz sol e de tarde a temperatura cai! Já estamos dormindo de moletom e cobertor!! Os nativos já riem da gente pois para eles isto não é nada! Imaginem, então!


Estou tendo a experiência de aprender a compartilhar o quarto com outras meninas e também realizar outras atividades tais como arrumar a casa e fazer comida; e a lidar com a mania uma das outras.
Já temos aprendido alguns jeitos de falar e às vezes brincamos imitando como eles falam: “assim ó...”, “daí”, “bah” , “tchê” - rsrs
Particularmente, faço questão de aprender um pouco do sotaque deles! Será engraçado...preparem-se quando eu voltar! Mas aqui no RS há  falas regionais bem variadas.
As pessoas que temos conhecido são agradáveis e outras precisam ser conquistadas pois há um pouco de barreira cultural e forte regionalismo. Agradeço a Deus, pois tem uma família de um dos estudantes que tem nos recebido e cuidado de nós, sua mãe inclusive é pastora.


Temos aos finais de semana visitado igrejas para conhecermos e saber qual delas nos identificamos melhor para congregarmos.
Além disto tudo, visitamos todas as universidades nas quais iremos desenvolver e fortalecer  o ministério evangelístico e discipulado.


Fizemos na primeira semana um “tour”  na PUC, que é a 15 minutos a pé de nossa moradia; pela      UFRG, a ESEF—Escola de Educação Física da UFRGS, FAPA—Faculdade Porto Alegrense.

Em cada uma delas encontramos aspectos relacionais e ministeriais diferentes. Observamos que teremos bastante trabalho de alinhamento de visão a ser aplicado. Muita sensibilidade para discernirmos até onde podemos ir sem agredir sua cultura e seus valores fortes já formados. Há também resistência por parte de alguns no âmbito espiritual, isto é um toque de religiosidade que os impedem de serem mais estratégicos para atrair pessoas no evangelismo. Enfim... desejamos  ser guiados por Deus para humildemente ensiná-los a evangelizar , discipular e como conduzir o ministério.. Juntos conquistarmos.
Beijos,


Lili






No comments: