Monday, January 10, 2011

EVANGELISMO E CULTURA SERTANEJA

Hoje, pela manhã, tivemos uma palestra com o missionário e diretor da JUVEP (http://www.juvep.com.br/), Pr. Cesário de Paula Jr.

Foi maravilhoso poder ouvir um pouco mais sobre o sertão com este homem, cujo trabalho tem revolucionado o cenário religioso nessa região.

Pr. Cesário mencionou sobre:

-A BÍBLIA E A DIVERSIDADE CULTURAL - a contextualização é um grande desafio para o missionário que deseja trabalhar em qualquer campus, principalmente no nordeste porque comunicar o evangelho de forma teologicamente fiel e ao mesmo tempo humanamente inteligível e relevante.
-O CATOLICISMO E A CULTURA SERTANEJA - a visão sertaneja foi explicada, istoé, há um paganismo total, sincretismo da religião africana, animismo dos índios e outras idolatrias importadas dos europeus.
- O SERTANEJO E SUAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS -  festas religiosas: novenas, romarias, juninas, padroeiros, impossível separar cultura da religiÃo; idolatrias, relíquias; figura da rezadeiras e benzedeiras; Maria; vários atos religiosos: ritos no batismo, sacrifícios de invocação e perdão....

- O SERTANEJO E SUAS TRADIÇÕES CULTURAIS - modelo de família matriarcal; vida pscológica instável; iniciação sexual na infância e / ou através da prática sexual com animais'; valores baseados em relacionamentos e não em tarefas.

Enfim, todos nós pudemos ter uma breve noção de como este povo se comporta e se sente diante do novo para lidarmos com ele. Certamente, nossa atitude e abordagem evangelistica será diferente. Isto já foi percebido hoje mesmo na prática, pela tarde.

"Não haverá mudança no sertão se não houver plantação de igrejas" Cesário(blusa preta abaixo)

"O contato pessoal gera um fruto mais persistente"

"O primeiro sinal na vida do sertanejo que se converte é a sua mudança social"

"A devoção à Maria não é religiosa, e sim cultural"  Referência materna forte

"Aqui a cultura é da experiência e não da reflexão"

Normalmente os Projetos Missionários são o portão de entrada para o evangelho através do qual  o que ficará marcado no coração deles é O AMOR!






Intervalo recheado de perguntas ?????

No comments: